top of page

Ponham seus capacetes


ree

Em O triunfo da dúvida David Michaels critica como o poder econômico de certos grupos camufla evidências científicas ou dissemina dúvidas infundadas quando esse ou aquele ato beneficia seus ganhos.

No livro o autor apresenta como a NFL (Liga de Futebol Americano), por anos, escondeu uma enormidade de casos de lesões cerebrais nos atletas. Devidos aos choques constantes, concussões, em partidas e treinos, na aposentadoria explodiam entre os praticantes casos de demência.

Segundo Michaels, estudos vinham sendo feitos há décadas nos Estados Unidos e apontavam relação de causa e efeito entre a prática esportiva e a doença. Mas a Própria NFL, uma vez pressionada a investigar o problema, montou uma Comissão que demorou cerca de uma década para chagar a resultados cujos artigos eram recheados de

“pode”. Ou seja, uma Comissão de pesquisas financiada pela NFL não iria concluir que aquele esporte causava danos à saúde de seus praticantes.

De acordo com dados de 2024, no ano anterior a NFL arrecadou impressionantes R$ 70 bilhões. Teria a ciência, em prol da saúde e do bem-estar ligado ao esporte, força para frear uma única temporada para uma pesquisa mais aprofundada sobre danos e criação de métodos de segurança eficazes?

A criação - e obrigatoriedade – do uso de capacetes reforçados e com maior nível de proteção interna está valendo. No país onde se vai ao espaço sideral com a mesma facilidade que eu à padaria, demorou-se décadas para se pensar na saúde dos atletas.

Vai parecer um paradoxo o que vou dizer, mas, às vezes, o dinheiro também atrapalha.


Rafael Alvarenga

Texto publicado em 22 de outubro de 2025 na Folha dos Lagos, Cabo Frio-RJ.

 
 
 

Comentários


bottom of page